Wednesday, 16 November 2011

Visita aos tios Joe e Fulvix



Olá, 

Como disse no post dos 6 meses,  nossos amigos Joelle e Fulvio são agora, também, nossos vizinhos. 


No domigo, dia 06/11, o Ricardo queria ajudar o Fulvio em coisas da casa e nós aproveitamos pra nos reunir novamente! Fizemos cachorro-quente e a tia Joe brincou bastante com o baby Lucas.




Foi um final de domingo delicioso!

bjs 

6 meses!


Oi,

No dia 04/11, comemoramos o sexto mesversário do nosso Luke (versão ingles de Lucas:))!

Mamãe Léia preparou uma torta de maçã e ao final do dia, o papai sugeriu irmos visitar nossos amigos Joelle e Fulvio que haviam se mudado pra Oakville naquela semana.  Assim,  pegamos a torta e fomos comemorar com eles.

Pra nossa surpresa, os primos (ou tios) Meg e Flavio também foram e aí, a festa ficou completa :).

Vejam o vídeo do parabéns! Teve até "com quem será" :).



O albúm dos mesversários foi atualizado, clique nele para mais imagens: Mesversarios

bjs

Friday, 11 November 2011

Despedida dos 5 meses

Oi,

Para finalizar os posts do dia, uma coletanea de fotos para se despedir dos 5 meses no albúm: 5 meses.

Bjs e boa noite!

Caminhada a 4 graus



Oi,

No dia 27 de outubro, fizemos nossa primeira caminhada pelo bairro no frio.  Fazia 4 graus, mas sem vento (o que fica até agradável :)) e eu aproveitei para estrear o kit de inverno do Lucas :).

Fomos dar uma volta  no quarteirão pra pegar um ar fresco e acalmar o menino. Vejo que o Lucas é como o pai, se fica muito em casa sem sair, começa a dar coceira pra ir pra rua :). E ele adora passear!

Na maioria da vezes, ele reclama quando o colocamos no carrinho, mas bastou colocarmos os pés pra fora de casa que ele percebe que vamos passear e já fica tranquilo de novo. :)


Com todo o aparato para o inverno, ele fica escondidinho no car seat. E eu achei que ele iria reclamar de ficar tão preso ali, mas que nada. Depois de um tempinho de caminhada,  o balancinho e o quentinho do ambiente,  o soninho foi certeiro!


Mamãe aproveitou também pra registrar a cor das árvores das casas da vizinhança e também ela mesma!



Bom, foi isso!  

bjs

Halloween - Parte 2



Olá,

A segunda parte do Halloween, como disse no post anterior, foi no dia 31/10.  Fomos para a casa da Ana, nossa amiga que mora aqui em Oakville também, e andamos com as crianças na rua para pegar doces.  Eu diria que o Halloween é o São Cosme e Damião daqui :)... brincadeira.

Uma breve descrição do Halloween diz:


Dia das Bruxas (Halloween -lido Hálouim- é o nome original na língua inglesa) é um evento tradicional e cultural, que ocorre basicamente em países anglo-saxônicos, mas com especial relevância nos Estados UnidosCanadáIrlanda e Reino Unido, tendo como base e origem as celebrações dos antigos povos (não existe referências de onde surgiram essas celebrações).  


Então, fomos nós com as filhas da Ana e da Marcela (Amandinha) e também suas amiguinhas fazer o trick or treat ( "doce ou travessura").  

Foi muito legal. As crianças ficam animadíssimas para se fantasiarem e buscarem os doces.  

Mais fotos no album: Halloween Part 2

bjs

Halloween 2011 - Parte 1



Oi,

Este ano tivemos 2 momentos de Halloween: o primeiro foi o aniversário da amiguinha Julia, também conhecida como Jubóbora :), no dia 29/10 e o outro foi o ritual do "trick or treat" no dia 31/10.

A festa de 1 ano da Julinha teve como tema o Halloween pois ela faz aniversario no dia 31 de outubro.  Assim, como disse a mãe dela que o primeiro ano a festa é mais para os pais mesmo,  ela resolveu fazer de halloween.

Essa idéia foi excelente pois nós, por exemplo,  não teríamos uma outra festa pra ir se não fosse esta, pois as demais são de adultos. 

Assim fomos ao aniversário da Julinha e nos divertimos muito! Tudo estava lindo e gostoso! Decoração maravilhosa, comidas fantásticas como sempre acontece em qualquer evento na casa deles. 

A regra era que todos fossem fantasiados, inclusive os adultos. Então assim nós fomos :).  


Aproveitamos as perucas que temos em casa e fomos de punk e black power com o nosso cãozinho. :)

Lucas chegou lá chorando (de fome) e saiu chorando (de sono) :).  Enfim, uma vida agitada com muitos eventos para um cãozinho assim tão pequenino :).  

Mais fotos é só clicar no album: Halloween Part 1

bjs





Balbuciando Sílabas

Oi,

No dia 27 de outubro, tivemos uma novidade: o Lucas começou a balbuciar as primeiras sílabas do Luquês,  sua linguagem :).

Foi interessante! A mamãe conseguiu filmar pra mostrar a todos. Vejam vcs mesmos.



A partir disso, ele chora com "nhã, nhã, nhã" e às vezes, acorda "falando" "da, ti, dã, nha, nhe" :). Uma graça!

bjs

Primeira Comidinha!



Oi, 

Continuando com os acontecimentos do mês passado, foi aos 5 meses e 12 dias, em 16 de outubro de 2011,  que o Lucas comeu sua primeira comidinha sólida! 

A história foi assim: o Lucas sempre dormiu bem, desde que nasceu.  Entenda dormir bem como considerar desde recém-nascido que a noite é feita pra dormir mesmo se acordar de vez em quando.  Mas este "acordar de vez em quando" se resume a 2 vezes por noite, na maioria dos dias.

Desde o início, ele sempre teve essa percepção. É óbvio que no primeiro e segundo mês, ele era um relóginho. Acordava de 3 em 3 horas pra mamar (mas mamava e voltava a dormir, não ficava querendo brincar).  Nas primeiras semanas, na verdade, quem o acordava era eu, pois o garotinho precisava engordar! Então, se por acaso, ele esticasse, a mamãe dava um jeito de acordá-lo e dá-lhe peito!

Mas o fato é que ele sempre foi um good sleeper (vulgo dorminhoco!).  

Bem, isso até completar 5 meses (04/10/11).  Depois mudou o padrão :(.  Começou a acordar de 2 em 2 horas a noite. Com isso, a mamãe também começou a ficar looouuuuucaaa :).  Por que esse menino dorminhoco abençoado acorda tanto agora, meu Deus?!

Assim, esperei 1 semana e o comportamento não mudou, resolvi levar ao médico.  Antes disso, li na internet que poderia ser algumas coisas: 1) surto de crescimento (fase em que o organismo da criança precisa de mais comida mesmo.  Mas o fato é que isso só acontecia a noite), 2) Sono afetado por conta de estar passando por algum marco do desenvolvimento (rolar, sentar, engatinhar. E de fato, ele estava começando a rolar de verdade) ou 3) Fome (o leite não estaria mais sustentando a noite toda).  

O médico então me falou as mesmas coisas que a internet :). No entanto, como o Lucas já estava com quase 5 meses e meio e, apesar de a meta ser amamentação exclusiva até 6 meses como manda a OMS e os médicos em geral, resolvemos inserir uma comidinha pra ver se começava "a pesar mais no estômago".

Dessa forma, o primeiro alimento que, tradicionalmente,  se inicia com o bebê aqui na América do Norte é o cereal de arroz (que é hipoalergenico. Não causa alergias). 

Eu, na verdade,  queria iniciar com algo mais natural tipo uma fruta (mais precisamente banana), conforme manda a tradição brasileira (até onde sei para bebês que mamam no peito). Mas como foi orientação médica e conversei com outras brasileiras e elas também deram o cereal mais ou menos nesta época,  segui em frente.  Pra tentar ser mais natural, comprei um cereal orgânico com adição de leite materno e não água. 


Além disso, parte do kit alimentação - prato, potinho e copo, o Lucas já tinha pois ganhou no baby shower, mas ainda faltavam as colheres! Aí, compramos umas de silicone, gentis às gengivas do bebê :) e com sensor de temperatura :). 

Pra completar a aventura, montamos a cadeirinha (a qual ele também ganhou no baby shower :)), em cima de uma das cadeiras da mesa e a testamos antes. O colocamos pra ver como se comportava.  Ele, no mínimo adorou os penduricalhos da bandeja. :)






Começamos então com a medida de uma colher de sopa de cereal e o quanto bastasse de leite (do peito) para virar uma papinha fina (pra que ele pudesse engolir sem engasgar, já que estávamos falando da primeira vez que iria comer algo não líquido). 

Detalhe: eu, me senti, literalmente, uma vaca leiteira :).  Eu mesma me ordenhando pra colocar leite no potinho. Só não filmei a cena porque seria meio esquisito mostrar isso :).  Resolvi não usar a bombinha, pois a quantidade de leite é bem pequena e não justifica montar a parafernalha da bomba. 

Pois bem, depois de tudo montado, papinha feita, mãos a obra! Ou "colher na boca"! 






E assim,  aconteceu por quase 2 semanas.  Primeiro 1 vez por dia e depois 2 vezes até voltarmos para nenhuma vez! Sim,  depois desse tempo, ele enjoou do cereal.  Não quis comer mais.  

Bem, mas a pergunta que não quer calar é: fez alguma diferença no sono dele da noite??? Não! Pois é, o motivo do sono quebrado não era exatamente fome.  O que agora me leva a crer que era a questão de ele estar passando um marco do desenvolvimento, pois apesar de ele ter rolado pela primeira vez com 4 meses e meio,  só começou realmente a ir pra lá e pra cá, depois que fez 5.  

Assim,  como ele enjoou do cereal,  resolvi não introduzir um novo tipo de cereal (o que o médico disse pra fazer) e esperar ele fazer 6 meses completos pra começar com as frutas.  Continuei só no peito e ele aos poucos foi voltando ao normal em relação ao sono,  considerando o seu normal acordar 2 vezes por noite.  

Quando fez 6 meses,  o presente dele foi uma banana :). Mas isso é assunto pra outro post :).  

Mais fotos da aventura da comidinha, clique no album: Primeira Comidinha

bjs. 





   


Sunday, 6 November 2011

ThanksGiving 2011



Oi, 

Como disse no post anterior,  outubro é um mês normalmente intenso, com muitas celebrações.  Este ano, com a ilustre presença do nosso Lucão,  muita coisa aconteceu neste mês e eu estou atrasada para contar tudo :(. Mas ok,  vamos tentar tirar este atraso!

Bem,  o feriado do ThanksGiving (ou Thanks Given) acontece toda segunda segunda-feira de outubro.  Thanks Giving significa dar graças, então traduzindo, é o dia de ação de graças. Originalmente, o feriado surgiu como um dia para agradecer o resultado da colheita e hj, é um dia para agradecer por tudo, o que não deixa de ser pela colheita nossa de cada dia.  

A tradição inclui almoço ou jantar, onde serve-se peru e torta de abobora.  Nós, que gostamos de tradições, tentamos segui-la e marcamos um almoço com os amigos, assim também poderíamos comemorar meu aniversário com eles. 

Sendo assim, no dia 10 de outubro de 2011, agradecemos por todas as graças recebidas ao lado de nossos amigos e de nosso pimpolho:).  Lucas recebeu muitos colinhos e curtiu tudo ao lado de todos!

Imagens desse dia gostoso e alegre no album: ThanksGiving 2011

bjs

Tuesday, 25 October 2011

Pumpkin Fest 2011


Olá (só pra começar diferente) :),  

As estações do ano são muito bem definidas aqui no Canadá.  E de fato, cada uma tem características bem específicas e são comemoradas ou aproveitadas de formas distintas! 

Isso é um aspecto bem diferente do Brasil, uma vez que lá temos a sensação de basicamente, inverno e verão, já que o outono e a primaveira não se diferenciam dessas outras tanto assim.

Aqui, o verão é o tempo dos inúmeros festivais culturais a céu aberto assim como abre-se a temporada de camping, bicicletas, motos, barcos, volei! As praias são de água doce e as que ficam na cidade estão longe de ter a exuberância do Brasil, mas quebram o galho pra quem não quer ficar em casa, já que as altas temperaturas duram pouco.

O inverno é longo e tenebroso :). como já diria a fábula da formiga e a cigarra :)).  Tudo branco de neve durante meses.  É bem verdade que a neve cria um visual lindo, principalmente quando está sol (o qual, diga se passagem, não esquenta nada! "Só" traz luz).  Isso de dentro pra fora, é claro! Digo,  estar dentro do aquecimento, olhando a rua branca, as arvores sem folha e o ceu azul é fantástico! Só não queira, ficar lá fora, parado na neve sem fazer nenhuma atividade. Assim, a pessoa fica literalmente, congelada! :)

Mas o inverno traz a época do ski, snowboard, escorregar na neve e tudo mais que a imaginação e a disposição de ficar no frio permitir.  Tem a sua utilidade também!

Já a primavera tem um gosto especialíssimo. Isso porque estamos vindo do inverno.  Então, 10 graus positivos com sol e sem vento, parece 40 pra quem está vindo de -20 ou -30 :).  Sem contar que é quando o visual amarronzado das árvores sem folhas dá lugar ao colorido das flores! Ah,  é realmente uma sensação nova pra quem sempre morou em um país tropical.  De fato,  a gente passa a dar mais valor ao sol, as cores, a andar sem casacão e bota!

E não podemos desprezar, de jeito nenhum,  o outono! Que estação linda! Outubro é um mês muito celebrado, não só por conta do meu aniversário :),  mas porque é o mês em que as folhas passam a ter cores amarelas e vermelhas criando também um visual fenomenal. Os canadenses, em geral,  adoram o outono.



(Algonquin Park - 2.5hs distante da nossa casa)

Mas além da mudança das cores,  o outubro tem o ThanksGiving (dia de ação de graças), o Halloween e a temporada das grandes abóboras do tipo moranga!


E por isso, fiz esta longa introdução :).  Pra dizer que é tradição por aqui, ir com as crianças a uma fazenda ou parque florestal, onde esteja acontecendo a festa da abóbora e tirar fotos com eles! :) As crianças adoram! E nós, pra não fugir a regra, no dia 08, fomos com o Lucas.  :). 

Foi uma experiência interessante e diria, lúdica :).  As abóboras ficam em um cercadinho e eles montam um parquinho no mesmo ambiente pra não ficar algo muito sem graça, ir lá só pra tirar as fotos (apesar de que pra nós foi só pra isso mesmo, já que o Lucas ainda não curte os outros brinquedos). 

Se for só pra foto, não paga, mas você pode comprar uma dessas por 6 dólares e comer ou decorar a casa pro Halloween. Chuto dizer que a maioria das pessoas usa mais pra decoração mesmo.  

O dia estava super quente e eu errei na escolha da roupa do pequeno e por isso, ele ficou com calor e saiu com uma carinha de chateado na maior parte das fotos :). Enfim, mãe de primeira viagem comete essas  gafes:).  

Então foi isso! Mais imagens do nosso evento de outono no album : Pumpkin Fest 2011

bjs





Monday, 17 October 2011

Niver Mamãe Léia 2011


Oi,

O niver da mamãe aqui foi no dia 06 deste mês (como todos sabem :)). O dia estava lindo e ensolarado.  Eu, que sempre fico eufórica, ansiosa, emocionada para a chegada do aniversário,  estava numa paz muito grande. Muito interessante e delicioso.  

O dia foi de uma tranquilidade ímpar.  Ricardo trabalhou de casa e saiu pra comprar flores e um bolinho pra cantarmos parabéns de manhã. Como eu já tinha feito uma torta na semana (para o mesversário do Lucas), o ideal mesmo foi ter comprado o bolinho. :)


Então, quando voltou celebramos com um café da manhã em família (agora que me toquei que não tirei foto do café em si :( ).



E para o almoço, fomos a um restaurante italiano pertinho de casa e bem gostosinho chamado IL FORNELLO. Esse nós registramos! :)


Foi um dia alegre e feliz demais. Como disse antes, uma paz nunca dantes sentida :).

Mais imagens no album: Niver Mamãe Léia

E o video:
 
bjs



Wednesday, 5 October 2011

5 meses!


Ontem, 04/10/2011, nosso Lucão fez 5 meses!

5 meses de um coração,
5 meses de emoção,
5 meses de pura paixão
Parabéns meu filho, você é lindão!

Ele manda um recado pra todos pessoalmente:


Atualizamos o album "Mesversários" com as fotos da comemoração.

bjs




Monday, 3 October 2011

Tonelada de Fotos!!

Oi, 

Finalmente consegui organizar todos as fotos que tiramos até agora, desde o segundo mes, em albuns para compartilhar com todos! 

Como sempre coloco no picasa, não vou postar no facebook (pois senão tenho trabalho dobrado). Vou colocar apenas uma referência lah pra quem quiser ver os albuns.  

Nós compramos uma camera nova, então além de já querer tirar fotos das caras e bocas do Lucas, ainda tem a vontade de brincar e aprender mais sobre a máquina.  

Assim,  espero que gostem dos registros! Dá pra ver bem como ele mudou nestes ultimos meses.  

Aqui estão os links para os albuns: 












Pretendo fazer o mesmo com os inúmeros vídeos que temos. 

 bjs enormes!


Marcos do crescimento - update - 5 meses


Oi,

Atualizando os dados do crescimento do bebe Lucas:

Nascimento - 50cm / 2346 g
1 semana - 50cm / 2700g
2 semanas - 50cm / 3006g
1 mes - 54cm / 3740g
2 meses - 55.5cm / 4700g
3 meses - +/- 57cm / 5180g (tamanho não oficial. Medido em casa. O peso é oficial)
4 meses - 61 cm / 5810g
5 meses - 62 cm / 6350g  (tamanho não oficial. Medido em casa. O peso é oficial)

Hoje fomos ao médico para o Lucas tomar a segunda dose da vacina da Hepatite B. Posso dizer que nosso filho está ficando um rapaz :).  Ele quase nao chorou com a vacina. Foi só no início e depois ficou numa boa.  Acho que ele chorou mais com medo do médico :) do que com a injeção em si :). 

Bem, pelo jeito a média de ganho de peso a partir de agora eh 0.5kg. Mesmo dando uma mamada a mais as 23 ou 0h, ele nao ganhou mais peso do que no mes anterior.  Assim, como o médico diz que estah dentro de uma normalidade para a estrutura dele, vou tentar relaxar com isso.  

Amanhã, ele fará 5 meses! E teremos comemoração! 

Aliás, esta semana estamos cheios de celebrações! Dia 06 eh dia de niver da mamãe aqui! :)

bjs

Sunday, 25 September 2011

Ele rolou, ele rolou!




Oi,
Hoje, 25 de setembro de 2011, o Lucas rolou sozinho pela primeira vez!
Ele estava brincando no tapete de letras de barriga pra cima e de repente, como quem nao quer nada, ele vira de barriga pra baixo!
Ele nunca tinha feito isso, soh ao contrário.
A dificuldade agora estah em conseguir filmar isso :).
De todo modo, quis escrever aqui pra guardar o dia exato em que ele fez isso pela primeira vez!
bjs

Thursday, 15 September 2011

4 meses!




Oi,

No dia 04 de setembro (de 2011), o nosso Lucão completou 4 meses!

Como de costume, fizemos a comemoração do "mesversario" com direito a bolo e parabéns! Na verdade, rocambole de doce de leite (ummm), copiando do segundo mesversario. Aliás, estou devendo fotos das celebrações de 2 e 3 meses.

Este mesversário teve cara de aniversário. Isso porque, estávamos em Tobermory, cidade que adoramos e viajamos pra lá todo ano com nossos amigos (já virou uma tradição), e além do grupo da viagem, juntaram-se a nós, outros amigos que tem um filhinha de menos de 1 ano, que também estavam por lá.

Assim, tinha bastante gente na hora do parabéns e a energia compartilhada foi realmente demais! Um astral super do bem e um carinho enorme de todos com o nosso pequeno. Rolou até uma emoção controlada :).

Foi muito gostoso! Pra falar a verdade, eu me vi muito emocionada dias antes da viagem em si. Primeiro, porque eu simplesmente acho esse lugar fantastico, lindo e com algo a mais. Não sei. A natureza de lá é tão bela que encanta muito.

Além disso, comecei a fazer uma retrospectiva da minha vida e o fato de estar indo a este lugar que tanto gosto, agora com meu filho e te-lo conosco fazendo parte de tudo.

Ah, aí, a mente e o coração voaram! Agradeci demais a Deus esta oportunidade. Pensei em tudo que já tinha vivido em 34 quase 35 anos e percebi, mais uma vez, como sou abençoada e não posso reclamar de absolutamente nada na minha vida.

Tive uma infância saudável, com tudo do bom e melhor dentro das possibilidades. Uma adolescência normal, com descobertas, curtições e responsabilidades também.
Uma juventude, até agora :), repleta de boas estórias pra contar e uma fase adulta de construção e cheia de planos pela frente. Mas principalmente, sempre rodeada de muito amor e saude!

E então, foi dessa forma, com este espírito de agradecimento que comemoramos o 4º mesversário do Lucas. Assim, me diz aí, se não era pra lembrar o eterno rei: "são muitas emoções"!

bjs

Marcos do crescimento - update - 4 meses

Oi,

Atualizando os dados do crescimento do bebe Lucas:

Nascimento - 50cm / 2346kg
1 semana - 50cm / 2700kg
2 semanas - 50cm / 3006kg
1 mes - 54cm / 3740kg
2 meses - 55.5cm / 4700kg
3 meses - +/- 57cm / 5180kg (tamanho não oficial. Medido em casa. O peso é oficial)
4 meses - 61 cm / 5810kg

Na consulta de 4 meses, que aconteceu no dia 07/09, perguntei se o crescimento dele estava correto e o médico disse que sim. Disse que ele esta crescendo estavelmente ou seja, mantendo um ritmo mais ou menos igual a todo mes. No entanto, estou um pouco preocupada com o peso dele (como sempre), uma vez que andei pesquisando e muitos bebes no Brasil tem em torno de 7 kgs com esta idade ou pelo menos 6kgs.

Bem, mas continuo amamentando de 3 em 3, as vezes 4 em 4, as vezes 2 em 2. Depende do dia, mas em geral eh de 3 em 3 horas.

E tambem, comecei a dar a mamada de 11 horas da noite na mamadeira, com leite do peito, só pra ter certeza de quantos mls ele esta ingerindo.

Enfim, vamos ver o resultado na proxima consulta.

bjs

Thursday, 4 August 2011

Fotinhas!



Duas fotinhas tiradas esta semana...
Lucas passeando na rua no canguru com a mamãe e no quarto com o papai!

bjs

Marcos do crescimento

Oi,

Pra comemorar os 3 meses, aqui vão os números do crescimento do nosso Lucas:

Nascimento - 50cm / 2346kg
1 semana - 50cm / 2700kg
2 semanas - 50cm / 3006kg
1 mes - 54cm / 3740kg
2 meses - 55.5cm / 4700kg
3 meses - +/- 57cm / 5180kg (tamanho não oficial. Medido em casa. O peso é oficial)

A consulta de 2 meses foi feita no dia 12 de julho, ou seja, 1 semana apos completar 2 meses de fato e a consulta de 3 meses foi forçada :). Isso porque aqui, a partir dos 2 meses, as consultas passam a ter intervalos de 2 e 3 meses. Então, só deveríamos ir ao médico nos 4 meses, 6 meses e depois 9 e 12 meses. No entanto, nós resolvemos dar a vacina contra hepatite B nele e por isso, acabou calhando de a primeira dose ter sido dada ao completar 3 meses.
A questão é que esta vacina consiste de 3 doses, devendo ser aplicada de 2 em 2 meses também. Sendo assim, no caso dele, será nos 3, 5 e 7 meses. Dessa forma, vamos acabar indo ao médico todos os meses até o sétimo mês.

Enfim, esse foi o crescimento do nosso filhote nos seus 3 meses de vida. De acordo com a internet, o bebe engorda em media de 2 a 2.5kgs nos 3 primeiros meses. Ele engordou por volta de 2800, então está ok. De acordo com o médico :), o crescimento está normal também!

Fui...

bjs

3 meses!

3 meses de vida! De alegria! De amor! De maternidade! Viva o Lucas!! ehehehehe!!!

E pra comemorar, vou pedir licença ao Martinho da Vila e parafrasear uma música dele que ouvi ontem...

"Lucas Elvas, Lucas Elvas
Você é meu bem querer
Eu vou falar pra todo mundo
Vou falar pra todo mundo
Que eu só quero é você

Eu vou falar pra todo mundo
Vou falar pra todo mundo
Que eu só quero é você

Ô Lucas Elvas..."

Parabéns amor da vida da mamãe e papai!

bjs

Monday, 18 July 2011

2 meses!

Oi,

Tenho outras coisas que quero escrever sobre o primeiro mes, mas vou publicar agora uma mensagem que escrevi num papel (pra não perder a inspiração) no dia em que o Lucas completou 2 meses, 04 de julho de 2011.

Aqui está:

"Há 2 meses, um presente de Deus chegou em nossas vidas e nós o chamamos de Lucas. Neste dia, ficamos sabendo, através de uma tia feliz e carinhosa, que este nome significa iluminado, brilhante. E que luz ele trouxe pra nós!

Há 2 meses, esse ser pequenino nasceu, contrariando expectativas e fazendo irradiar uma alegria intensa, uma fase de descobertas, nos fazendo pensar mais no futuro, mas entendendo que é preciso viver um dia de cada vez.

Lucas, meu filho, obrigada por nos perminitr aprender tanto e nos proporcionar tanta emoção!

Obrigada por fazer desencadear esse amor, o qual sempre quis sentir e nunca tive dúvidas de que seria maravilhoso.

Obrigada, meu filho, por me permitir ter sido o veículo para sua chegada, por me permitir ser a provedora do seu alimento, por ser meu amigo, por me permitir ser sua mãe.

Rogo a Deus todos os dias que me faça uma boa mãe pra você!

Feliz 2 meses! Mamãe e papai te amam!

Muitos beijos!
"

...

E as lágrimas rolam novamente ao transcrever o texto... ai, ai... :)

bjs

Primeira foto da familia!



bjs
Leia

Sunday, 10 July 2011

Nascido em 04 de maio de 2011

Oi,

O texto abaixo foi um email que enviei para umas amigas aqui do Canada, contando como tinha sido o parto. Estou colando o corpo do email aqui pois foi qdo consegui escrever com detalhes como tudo aconteceu.

Para entender o contexto, alguns pontos importantes:

O hospital (Sunnybrook), onde tive o Lucas, era longe da minha casa. Soh mantive a idéia de ter lah pq o meu obstetra era de lah mas eu tinha um plano b, q era ir para o hospital mais próximo, chamado Oakville trafalgar, se eu nao conseguisse agüentar as dores ou o trânsito nao ajudasse.

O email tambem fala da emoção do nascimento e dos dias que se seguiram. Vou falar sobre isso depois em outro post.

Agora, vamos ao parto.

"Soh agora to conseguindo responder as msgs do nascimento do Lucas :).

Na verdade, eu poderia jah ter respondido a maioria, mas agora eh que to conseguindo controlar a minha emocao. :)... Sem brincadeira, alem da questao dessa adaptacao inicial e horarios trocados e tal, toda vez que sentei pra ler e recordar os detalhes do nascimento, ficava tao emocionada que resolvia parar :)...

Bem, as contracoes comecaram no dia 03/05 (terca-feira) por volta de 01:00am (na madrugada). No entanto, estavam bem brandas e com intervalos de 1h a 40 minutos. Fiquei essa madrugada assim.
Pela manha, elas se intensificaram, rolando em intervalos de 15 minutos e as vezes ateh menos, 10, 7 minutos. Liguei pro medico e a secretaria disse que talvez fosse prudente ir para o hospital, jah que eu moro em Oakville e tal. No entanto, apesar de saber que elas ficavam mais intensas e com menos tempo de diferenca, nao achei que estivesse na hora. Resolvi ficar em casa e pedi pro Ricardo ficar tb .

Fiquei entao o dia inteiro em casa com as contracoes sobre controle. Qdo elas vinham, eu parava, respirava e depois continuava o que estava fazendo. Com isso, consegui passar todas as roupinhas do Lucas que tinha lavado :).

Qdo chegou por volta de 11pm, eu nao aguentei mais. Apesar de ainda achar que nao estava na hora, as dores jah estavam muito fortes e com intervalos de 5 a 7 minutos, entao, resolvemos ir para o Sunnybrook. Chegando lah, fui pra triagem, a medica residente veio checar depois de 1 hora e eu soh tinha 1 cm de dilatacao. A enfermeira entao me disse que eu tinha 2 opcoes: voltar pra casa ou andar pelo hospital durante 3 horas :).

Andamos por 20 minutos e resolvemos voltar pra casa (detalhe para a paranoia de voltar pra Oakville e depois ter que voltar pro hospital... mas td bem, resolvemos fazer isso mesmo). De madrugada, sem transito, o trajeto levava 40 minutos.

Chegando em casa, as contracoes continuavam, mas controladas. Chegamos por volta de 02am. Consegui ficar deitada por um tempo, Ricardo deitou e comecou a roncar :). Por volta de 03:30am, eu nao conseguia ficar mais deitada... levantei.

Daih, fiquei em trabalho de parto sinistro, com as dores fortes, ateh 05am (eu estava dando um tempo pro Ricardo dormir e vendo ateh onde eu aguentava pois eu nao queria voltar pro hospital e ter que ficar vagando por lah). As 05am, acordei o marido e falei: "vamos voltar pro hospital, pois nao aguento mais". E fomos nos novamente para o Sunnybrook. E como era de madrugada ainda, nao tinha o problema do transito.

Eu tb resolvi nao me desesperar e ir para o Oakville Trafalgar pois eu estava com as dores, mas nao tinha saido o tampao, nem a bolsa tinha estourado.

Bem, chegamos no SB quase 06am e fui novamente para a triagem. A mesma enfermeira me atendeu e logo depois passou o plantao.

Fiquei entao ateh 11am com aquelas dores pois a medica residente estava ocupada e nao vinha checar minha dilatacao. No fundo, depois penso que eles viram que eu ainda podia suportar pois eu sentia dores, mas nao estava urrando, conseguia controlar.

Quase meio-dia, a menina veio, verificou e falou "ehehe, vc tah com 4 a 5 cm, pode ser admitida no hospital e tomar a epidural, se vc quiser"... eu disse:"soh se for agora!".

Entao, fui admitida as 12:30 e tomei a epidural por volta de 01pm. E lah fiquei naquele quarto do labour a tarde inteira, esperando o restante da dilatacao acontecer.

Eles monitoravam as contracoes e os batimentos cardiacos do bebe. Por algum motivo, qdo eu virava pra esquerda os batimentos diminuiam, entao eu fiquei a maior parte do tempo, deitada do lado direito.

A mesma medica veio checar a dilatação novamente por volta de 06pm e disse que eu jah estava com 10 cm. Blz, podemos estourar a bolsa entao. Aih, um outro medico (de verdade, nao residente) veio e estourou a bolsa.

Depois disso, esperei mais 1 hora ateh decidirem iniciar os pushes.

Eu nao fiz muitos pushes pois o medico percebeu que o Lucas estava na posicao certa, mas estava um pouco acima do que deveria. Alguns centimetros acima. E toda vez que eu fazia forca pra ele descer, os batimentos cardiacos diminuiam. Ou seja, jah estava comecando haver um sofrimento fetal.

Entao, logo o medico me disse que nao ia continuar daquela forma. Ele entao disse que me levaria para o centro cirurgico e que, se percebesse que era totalmente seguro, ele usaria o forceps, caso contrario faria uma cesaria de imediato. Nessa hora, eu gelei, tirei o oxigenio e disse que era pra ele fazer o que fosse mais seguro.

Assim, fomos para o OR (operation room), Ricardo foi junto e mais uma galera de enfermeiros, o medico e 2 residentes.

Eu, comecei, a rezar todas as oracoes que vinham a mente. E fiquei MUITO nervosa. A lagrima comecou a escorrer antes do processo comecar. Ricardo tentava me acalmar e eu mesma respirava fundo, mas meu coracao parecia que ia sair pela boca.

Eu nao esperava ter que tomar esta decisao ali naquele momento e qdo ele falou forceps, eu fiquei com MUITO medo.

Bem, eles entao me deram uma carga maior de anestesia pois se precisasse fazer a cesarea, eu ja teria que estar pronta pra isso.

Eles colocaram minhas pernas pra cima, num suporte e amarraram. Deu 2 minutos, me pediram pra empurrar. Foram 4 pushes e o Lucas saiu. Daih, era o choro do Lucas e o meu juntos.

Eles entao ficaram meio surpresos (assim como eu e o Ricardo) com o peso dele, pois ele nasceu magrinho e eu estava com quase 40 semanas.

Depois fomos para o quarto novamente, eu tentei amamenta-lo pela primeira vez, mas foi complicado. O colostro nao saia, meu bico nao ajudava e a boquinha dele muito pequena nao pegava direito. Tivemos que dar formula.

Ficamos no quarto do labour por um tempinho e fomos transferidos para o semi-private.

Por conta do peso dele, eles tinham que checar o nivel de acucar o tempo todo no sangue. Ou seja, de 3 em 3 horas era um furinho no pe e o menino berrava e a gente quase berrava junto.

Entao, ele nasceu na quarta, dia 04/05 por volta de 09:30pm.

Saimos do hospital no dia 06/05, sexta-feira, as 07pm.

Os primeiros dias em casa foram dedicados a eu conseguir amamentar. Essa era a meta. Gracas a Deus, jah no dia das maes, dia 08, meu leite comecou a sair melhor e eu suspendi a formula.

6 dias depois fomos a breastfeeding clinic do Oakville Trafalgar checar o peso dele e ele tinha aumentado 360 gramas! Na consulta de 2 semanas no medico, mais 300 gramas. Ou seja, ele engordou 660 gramas em 2 semanas e basicamente soh no peito! Quer dizer, nem precisa dizer o qto fiquei feliz, neh?! Afinal, nao soh ele estah ganhando peso, como estamos conseguindo vencer o desafio da amamentacao.

Bom, meninas, tentei ser o mais detalhista possivel :), mas se ficou alguma duvida, me perguntem ...hehehehe :).

Agora, ele eh um anjinho. Tem tido alguns poucos gases (acho), mas no fundo soh chora mesmo pra mamar e trocar a fralda. E tem mamado de 2 a 3 horas. As vezes eh que mama diminui um pouco o intervalo da mamada, mas no geral por enqto tah assim.

Bem, eh isso. Deixa eu ir lamber a cria agora :)

bjos grandes
Leia
"

Esse foi o email... quis postar na integra pois ele captou a minha emoçao na hora que escrevi.

Ateh o proximo post!

bjs

Voltando a ativa

Oi,

Depois de uns 7 meses, estou aqui para voltar a escrever no blog. Agora, com um super motivo a mais... o nosso rebento Lucas!

Vou tentar contar sobre o desenvolvimento dele aqui. Jah era pra eu ter comecado a escrever, mas soh agora estou conseguindo.

Bem, sem mais delongas, deixa eu postar alguns textinhos que jah escrevi.

bjs