Wednesday, 16 November 2011

Visita aos tios Joe e Fulvix



Olá, 

Como disse no post dos 6 meses,  nossos amigos Joelle e Fulvio são agora, também, nossos vizinhos. 


No domigo, dia 06/11, o Ricardo queria ajudar o Fulvio em coisas da casa e nós aproveitamos pra nos reunir novamente! Fizemos cachorro-quente e a tia Joe brincou bastante com o baby Lucas.




Foi um final de domingo delicioso!

bjs 

6 meses!


Oi,

No dia 04/11, comemoramos o sexto mesversário do nosso Luke (versão ingles de Lucas:))!

Mamãe Léia preparou uma torta de maçã e ao final do dia, o papai sugeriu irmos visitar nossos amigos Joelle e Fulvio que haviam se mudado pra Oakville naquela semana.  Assim,  pegamos a torta e fomos comemorar com eles.

Pra nossa surpresa, os primos (ou tios) Meg e Flavio também foram e aí, a festa ficou completa :).

Vejam o vídeo do parabéns! Teve até "com quem será" :).



O albúm dos mesversários foi atualizado, clique nele para mais imagens: Mesversarios

bjs

Friday, 11 November 2011

Despedida dos 5 meses

Oi,

Para finalizar os posts do dia, uma coletanea de fotos para se despedir dos 5 meses no albúm: 5 meses.

Bjs e boa noite!

Caminhada a 4 graus



Oi,

No dia 27 de outubro, fizemos nossa primeira caminhada pelo bairro no frio.  Fazia 4 graus, mas sem vento (o que fica até agradável :)) e eu aproveitei para estrear o kit de inverno do Lucas :).

Fomos dar uma volta  no quarteirão pra pegar um ar fresco e acalmar o menino. Vejo que o Lucas é como o pai, se fica muito em casa sem sair, começa a dar coceira pra ir pra rua :). E ele adora passear!

Na maioria da vezes, ele reclama quando o colocamos no carrinho, mas bastou colocarmos os pés pra fora de casa que ele percebe que vamos passear e já fica tranquilo de novo. :)


Com todo o aparato para o inverno, ele fica escondidinho no car seat. E eu achei que ele iria reclamar de ficar tão preso ali, mas que nada. Depois de um tempinho de caminhada,  o balancinho e o quentinho do ambiente,  o soninho foi certeiro!


Mamãe aproveitou também pra registrar a cor das árvores das casas da vizinhança e também ela mesma!



Bom, foi isso!  

bjs

Halloween - Parte 2



Olá,

A segunda parte do Halloween, como disse no post anterior, foi no dia 31/10.  Fomos para a casa da Ana, nossa amiga que mora aqui em Oakville também, e andamos com as crianças na rua para pegar doces.  Eu diria que o Halloween é o São Cosme e Damião daqui :)... brincadeira.

Uma breve descrição do Halloween diz:


Dia das Bruxas (Halloween -lido Hálouim- é o nome original na língua inglesa) é um evento tradicional e cultural, que ocorre basicamente em países anglo-saxônicos, mas com especial relevância nos Estados UnidosCanadáIrlanda e Reino Unido, tendo como base e origem as celebrações dos antigos povos (não existe referências de onde surgiram essas celebrações).  


Então, fomos nós com as filhas da Ana e da Marcela (Amandinha) e também suas amiguinhas fazer o trick or treat ( "doce ou travessura").  

Foi muito legal. As crianças ficam animadíssimas para se fantasiarem e buscarem os doces.  

Mais fotos no album: Halloween Part 2

bjs

Halloween 2011 - Parte 1



Oi,

Este ano tivemos 2 momentos de Halloween: o primeiro foi o aniversário da amiguinha Julia, também conhecida como Jubóbora :), no dia 29/10 e o outro foi o ritual do "trick or treat" no dia 31/10.

A festa de 1 ano da Julinha teve como tema o Halloween pois ela faz aniversario no dia 31 de outubro.  Assim, como disse a mãe dela que o primeiro ano a festa é mais para os pais mesmo,  ela resolveu fazer de halloween.

Essa idéia foi excelente pois nós, por exemplo,  não teríamos uma outra festa pra ir se não fosse esta, pois as demais são de adultos. 

Assim fomos ao aniversário da Julinha e nos divertimos muito! Tudo estava lindo e gostoso! Decoração maravilhosa, comidas fantásticas como sempre acontece em qualquer evento na casa deles. 

A regra era que todos fossem fantasiados, inclusive os adultos. Então assim nós fomos :).  


Aproveitamos as perucas que temos em casa e fomos de punk e black power com o nosso cãozinho. :)

Lucas chegou lá chorando (de fome) e saiu chorando (de sono) :).  Enfim, uma vida agitada com muitos eventos para um cãozinho assim tão pequenino :).  

Mais fotos é só clicar no album: Halloween Part 1

bjs





Balbuciando Sílabas

Oi,

No dia 27 de outubro, tivemos uma novidade: o Lucas começou a balbuciar as primeiras sílabas do Luquês,  sua linguagem :).

Foi interessante! A mamãe conseguiu filmar pra mostrar a todos. Vejam vcs mesmos.



A partir disso, ele chora com "nhã, nhã, nhã" e às vezes, acorda "falando" "da, ti, dã, nha, nhe" :). Uma graça!

bjs

Primeira Comidinha!



Oi, 

Continuando com os acontecimentos do mês passado, foi aos 5 meses e 12 dias, em 16 de outubro de 2011,  que o Lucas comeu sua primeira comidinha sólida! 

A história foi assim: o Lucas sempre dormiu bem, desde que nasceu.  Entenda dormir bem como considerar desde recém-nascido que a noite é feita pra dormir mesmo se acordar de vez em quando.  Mas este "acordar de vez em quando" se resume a 2 vezes por noite, na maioria dos dias.

Desde o início, ele sempre teve essa percepção. É óbvio que no primeiro e segundo mês, ele era um relóginho. Acordava de 3 em 3 horas pra mamar (mas mamava e voltava a dormir, não ficava querendo brincar).  Nas primeiras semanas, na verdade, quem o acordava era eu, pois o garotinho precisava engordar! Então, se por acaso, ele esticasse, a mamãe dava um jeito de acordá-lo e dá-lhe peito!

Mas o fato é que ele sempre foi um good sleeper (vulgo dorminhoco!).  

Bem, isso até completar 5 meses (04/10/11).  Depois mudou o padrão :(.  Começou a acordar de 2 em 2 horas a noite. Com isso, a mamãe também começou a ficar looouuuuucaaa :).  Por que esse menino dorminhoco abençoado acorda tanto agora, meu Deus?!

Assim, esperei 1 semana e o comportamento não mudou, resolvi levar ao médico.  Antes disso, li na internet que poderia ser algumas coisas: 1) surto de crescimento (fase em que o organismo da criança precisa de mais comida mesmo.  Mas o fato é que isso só acontecia a noite), 2) Sono afetado por conta de estar passando por algum marco do desenvolvimento (rolar, sentar, engatinhar. E de fato, ele estava começando a rolar de verdade) ou 3) Fome (o leite não estaria mais sustentando a noite toda).  

O médico então me falou as mesmas coisas que a internet :). No entanto, como o Lucas já estava com quase 5 meses e meio e, apesar de a meta ser amamentação exclusiva até 6 meses como manda a OMS e os médicos em geral, resolvemos inserir uma comidinha pra ver se começava "a pesar mais no estômago".

Dessa forma, o primeiro alimento que, tradicionalmente,  se inicia com o bebê aqui na América do Norte é o cereal de arroz (que é hipoalergenico. Não causa alergias). 

Eu, na verdade,  queria iniciar com algo mais natural tipo uma fruta (mais precisamente banana), conforme manda a tradição brasileira (até onde sei para bebês que mamam no peito). Mas como foi orientação médica e conversei com outras brasileiras e elas também deram o cereal mais ou menos nesta época,  segui em frente.  Pra tentar ser mais natural, comprei um cereal orgânico com adição de leite materno e não água. 


Além disso, parte do kit alimentação - prato, potinho e copo, o Lucas já tinha pois ganhou no baby shower, mas ainda faltavam as colheres! Aí, compramos umas de silicone, gentis às gengivas do bebê :) e com sensor de temperatura :). 

Pra completar a aventura, montamos a cadeirinha (a qual ele também ganhou no baby shower :)), em cima de uma das cadeiras da mesa e a testamos antes. O colocamos pra ver como se comportava.  Ele, no mínimo adorou os penduricalhos da bandeja. :)






Começamos então com a medida de uma colher de sopa de cereal e o quanto bastasse de leite (do peito) para virar uma papinha fina (pra que ele pudesse engolir sem engasgar, já que estávamos falando da primeira vez que iria comer algo não líquido). 

Detalhe: eu, me senti, literalmente, uma vaca leiteira :).  Eu mesma me ordenhando pra colocar leite no potinho. Só não filmei a cena porque seria meio esquisito mostrar isso :).  Resolvi não usar a bombinha, pois a quantidade de leite é bem pequena e não justifica montar a parafernalha da bomba. 

Pois bem, depois de tudo montado, papinha feita, mãos a obra! Ou "colher na boca"! 






E assim,  aconteceu por quase 2 semanas.  Primeiro 1 vez por dia e depois 2 vezes até voltarmos para nenhuma vez! Sim,  depois desse tempo, ele enjoou do cereal.  Não quis comer mais.  

Bem, mas a pergunta que não quer calar é: fez alguma diferença no sono dele da noite??? Não! Pois é, o motivo do sono quebrado não era exatamente fome.  O que agora me leva a crer que era a questão de ele estar passando um marco do desenvolvimento, pois apesar de ele ter rolado pela primeira vez com 4 meses e meio,  só começou realmente a ir pra lá e pra cá, depois que fez 5.  

Assim,  como ele enjoou do cereal,  resolvi não introduzir um novo tipo de cereal (o que o médico disse pra fazer) e esperar ele fazer 6 meses completos pra começar com as frutas.  Continuei só no peito e ele aos poucos foi voltando ao normal em relação ao sono,  considerando o seu normal acordar 2 vezes por noite.  

Quando fez 6 meses,  o presente dele foi uma banana :). Mas isso é assunto pra outro post :).  

Mais fotos da aventura da comidinha, clique no album: Primeira Comidinha

bjs. 





   


Sunday, 6 November 2011

ThanksGiving 2011



Oi, 

Como disse no post anterior,  outubro é um mês normalmente intenso, com muitas celebrações.  Este ano, com a ilustre presença do nosso Lucão,  muita coisa aconteceu neste mês e eu estou atrasada para contar tudo :(. Mas ok,  vamos tentar tirar este atraso!

Bem,  o feriado do ThanksGiving (ou Thanks Given) acontece toda segunda segunda-feira de outubro.  Thanks Giving significa dar graças, então traduzindo, é o dia de ação de graças. Originalmente, o feriado surgiu como um dia para agradecer o resultado da colheita e hj, é um dia para agradecer por tudo, o que não deixa de ser pela colheita nossa de cada dia.  

A tradição inclui almoço ou jantar, onde serve-se peru e torta de abobora.  Nós, que gostamos de tradições, tentamos segui-la e marcamos um almoço com os amigos, assim também poderíamos comemorar meu aniversário com eles. 

Sendo assim, no dia 10 de outubro de 2011, agradecemos por todas as graças recebidas ao lado de nossos amigos e de nosso pimpolho:).  Lucas recebeu muitos colinhos e curtiu tudo ao lado de todos!

Imagens desse dia gostoso e alegre no album: ThanksGiving 2011

bjs